terça-feira, junho 10, 2008

Só para quem tem estomago forte

http://static.iftk.com.br/mt/2008/06/canons_quality_control_impress.html

O dia seguinte

Coroa Depois que assisti "Gremlins 2" nunca mais entrei num prédio "inteligente" sem ficar um pouco apreensivo. Acho que o edifício vai pirar e reter as pessoas. Com alívio estava saindo de um desses prédios quando escutei meu nome duas vezes. Me virei e de pronto não reconheci a mulher sorridente que prontamente me deu dois beijos e segurou com energia a minha mão. É duro porque com a minha profissão todo dia você conhece pessoas e é dificil lembrar de todo mundo. Mas naquele momento a ficha caiu bem rápido, tinha trabalhado com ela durante algum tempo. Era conhecida entre subalternos e fornecedores como "D.Ice", a senhora gêlo. Arrogante, uma daquelas pessoas que quando fala com você só vira o pescoço, olhando por cima do ombro. Ela parecia estar sempre no Olímpo entre os deuses, desprezando a nós os pobres mortais. Ainda tentando me certificar que era ela, iniciei o diálogo a seguir, que tem a tradução simultânea entre parênteses:
Tudo bem com você?
Houve uma reestruturação (foi demitida) e agora estou no mercado (desempregada), montei um homeoffice (está trabalhando em casa). Você sabe como a nossa área é difícil (a nossa área na verdade é uma tribo, todo mundo se conhece e as histórias correm com a velocidade da luz). Mas estou com alguns projetos (visitando Deus e o mundo). Estou bem (não está).
Rapidamente enfiou um cartão no bolso da minha camisa enquanto me falava sem parar sobre parcerias. Toda sorrisos se despediu com mais dois beijos. O cartão foi cuidadosamente guardado numa caixa que dei o nome de "purgatório".
Cara Tenho duas amigas que trabalharam em empresas diferentes e têm um histórico de vida parecido: graças ao esforço próprio e muita, mas muita perseverança começaram como simples assistentes de departamento e hoje chegaram a cargos onde têm o poder de selecionar os fornecedores. Quando estavam em posições menores, alguns fornecedores as tratavam como sêres inferiores. Aqueles tipos que com gerentes e diretores se desmancham em salamaleques e olha o restante pensando porque aboliram a senzala. Agora, enquanto elas estiverem na empresa, esses fornecedores não farão trabalhos, apesar de todas as tentativas de retomada. Elas também têm uma caixinha escrito "purgatório".Moral da história (eu sempre quis escrever um texto que tivesse "moral"): Fornecedor ou cliente, trate todo mundo bem, tem sempre um dia seguinte.
IVSON ©2003

O material deste blog está protegido pelas leis federais de direito autoral. A reprodução total ou parcial das imagens ou textos, em forma eletrônica ou mecânica, em qualquer mídia existente ou que venha a ser criada, é proibida sem a expressa autorização do autor.

sábado, junho 07, 2008

O melhor site brasileiro de Photoshop

Ainda Photoshop, o melhor site sobre o assunto é:

http://tutoriaisphotoshop.blogspot.com/

"Se o PROCOM fosse rigoroso o pessoal da revista Playboy já estaria presa."

Ivson

Sempre achei isso mas depois das fotos da Mulher Melancia estou querendo ir ao ministério público..

quarta-feira, junho 04, 2008

Photoshop: há limites

“Procurando bem
Todo mundo tem pereba
Marca de bexiga ou vacina”
Letra da música Ciranda da Bailarina de Edú Lobo e Chico Buarque

É inevitável durante uma sessão de retratos, a pessoa, em tom de brincadeira (mas no íntimo torcendo para que eu leve a sério o pedido):
-Tem como tirar dez ou quinze anos no Photoshop?
Ter tem, mas eu tenho um padrão para retratos corporativos em que procuro fazer correções só em problemas temporários. Por exemplo, um corte na hora de barbear ou uma espinha naqueles dias. Marcas de tempo, como pés de galinha ou linhas na testa eu evito porque transformam radicalmente as feições. Imagens corporativas, sejam retratos, produtos, ambientes de trabalho ou ações, têm que passar credibilidade editorial. Pior do que inventar uma realidade é ser pego na mentira. Fotografei uma consultora, que apesar dos meus avisos e de tanto ela insistir (e pagar) fiz um tratamento nas imagens radical. Ela foi dar uma palestra e mandou as imagens com parte do material de divulgação. Antes da palestra foi promovido um brunch: ela só foi reconhecida depois quando foi para chamada o púlpito.
Um fotógrafo especialista em retratos corporativos já faz uma luz que seja favorável e trabalha com lentes e ângulos que ajudam o fotografado. O tratamento eletrônico posterior deve servir apenas como suporte para detalhes. Digamos que o excesso de retoque afeta a credibilidade da imagem.
Para dar menos trabalho para o tratamento da imagem, não existe muito mistério, qualidade de vida que a pessoa leva reflete diretamente nas fotografias. Nós somos aquilo que comemos, bebemos e respiramos. Mesmo no mundo louco em que vivemos com pequenas ações pode-se melhorar muito a aparência.

Um link interessante: http://photoshopdisasters.blogspot.com/

Vale a pena visitar


http://www.jr-art.net/

Assistam os vídeos!

Deus ajuda quem cedo madruga







Eu sou do tempo do primário, que foi um pouco antes da era Jurássica. Tinha um livro cheios de exemplos morais e as histórias sempre acabavam com uma frase de efeito do tipo "A união faz a força". Não me lembro especificamente da história mas uma finalizava com "Deus ajuda quem sempre madruga", me lembrei dessa frase na semana passada ao fazer as imagens às seis horas da manhã no meu prédio.

Um dia no escritório

O que todos gostariam de fazer:

http://www.break.com/index/office-worker-goes-absolutely-insane.html

Bagaceira total:

http://www.youtube.com/watch?v=sMRkztbGl44

Meu reino por um crítico.
Eu sinto falta de um crítico de fotografia. Sério, daqueles que falam para todo mundo que o rei está nu. As pessoas podem não acreditar mas apesar de ser fotógrafo eu gosto de fotografia desde os doze anos. Ou seja, há quarenta anos eu acompanho tudo a respeito de fotografia. Sejam livros, revistas, tratados, vídeos, filmes, exposições, mais recentemente, sou um fuçador na Internet. Por isso sinto falta de um crítico de fotografia, alguém que diga que aquela idéia da mostra já foi usada nos anos setenta e saiu na revista Camera (uma publicação suíça que, além de ter um design fantástico a cada edição mudava conforme o tema das imagens, tinha uma impressão que raramente se vê hoje. Vale a pena uma visita no link: http://en.wikipedia.org/wiki/Camera_(magazine), duas das revistas nesse link eu tenho.). No Brasil nós temos excelentes resenhadores. Aliás várias vezes eu achei que as fotos não estavam a altura dos textos de catálogos e livros. Fico impressionado ao perceber o esforço que o escritor teve para buscar (não sei onde) idéias para preencher a cota de palavras que a publicação precisava. Mesmo me considerando uma pessoa alfabetizada, confesso que ao ler alguns textos sobre exposições fotográficas fico com a nítida impressão que na hora de usar o recurso de cortar e colar do Word a pessoa teve algum problema. Sinto a falta de um crítico de fotografia. Aquela pessoa que vai contar para todos que aqueles olhos com brilho de vidro das crianças naquelas imensas ampliações em preto e branco maravilhosas foram graças à aplicação com um cotonete de um redutor químico. Estragar a fantasia? A miséria fica tão bonita com tratamento metálico.
Mas fiquem tranqüilos, eu não serei esse crítico, sou jovem demais para ter uma morte trágica. Eu descobri muito cedo que com um fotógrafo você pode até questionar a sua opção sexual, pode tecer comentários sobre a fidelidade do cônjuge ou até mesmo duvidar da profissão da mãe dele, mas nunca, em hipótese alguma, criticar uma fotografia.


Estou inaugurando oficialmente meu blog. A ilustração foi criada pelo artista Renato Moriconi e define bem o espírito que terão os meus posts.
Ivson